Artigo Pr Tica 5
Relatório de Experimento Nº 05
Nome da equipe: Adriana Freitas, Giovanna Martins, Michel Alberto, Vanessa Eni.
Orientador: Alexandre Wentz (Alexandre.wentz@pro.unifacs.com).
Palavras Chave: solubilidade, polaridade, ligações.
Resumo
A prática teve como finalidade, testar a solubilidade e a influência da polaridade das moléculas de alguns compostos, como gasolina, óleo, cloreto de sódio e outros, em contato com solventes, como água, etanol e hexano, e determinar o teor do álcool na gasolina. É notável que a polaridade interferisse na mistura de algumas substâncias, gerando assim, uma mistura heterogênea e homogênea (A formação de uma ou mais fases no tubo de ensaio), à diferença de eletronegatividade (“Definida como a tendência relativa mostrada por um átomo ligado em atrair o par de elétrons”) é responsável por tornar a molécula polar e apolar, visto que, na ligação covalente apolar, os átomos têm a mesma eletronegatividade, enquanto na covalente apolar possuem eletronegatividade diferente.
Introdução É de conhecimento geral que os átomos se ligam entre si para formar as moléculas, e que dentre essas ligações encontramos algumas classificações como Ligação Iônica e Covalente. Na ligação iônica as forças eletrostáticas atraem os íons de cargas opostas, ou seja, a ligação de um íon positivo(Cátion), com um íon negativo(Ânion), com afinidades eletrônicas diferentes, e a quantidade de elétrons cedidos é igual à quantidade de elétrons recebidos. Enquanto na ligação covalente ocorre um processo diferente, os átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder elétrons, não havendo ganho ou perda, assim eles acabam compartilhando os mesmos elétrons, que é o caso da molécula de água(H2O).
Na prática realizada, fica em evidência que a característica polar e apolar do composto é um dos principais fatores que interferem na solubilidade, porque a polaridade determina se a substância vai ser mais ou