Artigos 5 1 Estimativa Do Potencial Osm Tico Celular Pelo M Todo Do Limite Plasmol Tico Pr Tica
3444 palavras
14 páginas
Publicado em Março de 2012 em www.viaciencia.com.br Todos os diretos reservados 1/15Embebição de matriz coloidal e matriz fibrosa
Carlos Henrique Britto de Assis Prado1, Marco Aurélio Bortoni2, Clara Di
Martino2
1
Professor Associado do Departamento de Botânica da Universidade Federal
de São Carlos, 2Alunos do curso de graduação do Bacharelado em Ciências
Biológicas, Universidade Federal de São Carlos
Materiais utilizados
Vidrarias: Placas de Petri com 14 cm de diâmetro, Becker de 50 mL
Drogas: gelatina em folha colorida, água destilada
Outros materiais: papel milimetrado, cronômetro, tesoura, régua de 30 cm, pinça, caneta de ponta porosa, lápis, papel sulfite branco (papel A4)
Introdução
A parede celular é um componente típico das células vegetais, é semi-rígida, fibrosa, e apresenta finos capilares internos1. A parede celular é denominada corretamente de matriz extracelular, capaz de competir por solutos e água com o solo, proteger mecanicamente a epiderme dos órgãos e proporcionar rigidez às células vegetais. Assim, a matriz extracelular oferece simultaneamente capacidade de competição por recursos no ambiente, proteção e estrutura mecânica aos vários níveis de organização do vegetal (células, tecidos e órgãos). Por outro lado, a matriz extracelular protege a célula contra microorganismo patógenos e contra a abrasão de materiais sólidos na parte aérea e na porção subterrânea da planta.
No entanto, a matriz extracelular permite a entrada da água e dos nutrientes minerais dissolvidos até que esses materiais encontrem a
1
Diâmetro médio entre 3,5 e 5,2 nm.
Publicado em Março de 2012 em www.viaciencia.com.br Todos os diretos reservados 2/15
plasmalema (membrana plasmática) antes de alcançar o interior da célula. A matriz extracelular, mais o lúmen das células mortas e os espaços entre as células no corpo da planta perfazem o apoplasto, um ambiente contíguo, mas sem biomembranas.
O simplasto é o volume da célula constituído pelos plasmodesmata, o
citoplasma