Artigo opinativo
ENFERMAGEM ONCOLÓGICA
MÔNICA APARECIDA DE OLIVEIRA PINTO PORTO
PREVENÇÃO E CUIDADOS DIRECIONADOS AO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
RIO DE JANEIRO
2014
AVM FACULDADE INTEGRADA
ENFERMAGEM ONCOLÓGICA
MÔNICA APARECIDA DE OLIVEIRA PINTO PORTO
PREVENÇÃO E CUIDADOS DIRECIONADOS AO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Tarefa apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina:
Cuidados Paliativos em Oncologia
Tutor: Tayse Tâmara da Paixão Duarte
RIO DE JANEIRO
2014
SUMÁRIO
1 ARTIGO OPINATIVO........................................................................................................... 03
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 07
1 ARTIGO OPINATIVO
A Enfermagem pode ser definida como a arte e a ciência de se assistir o doente nas suas necessidades básicas e, em se tratando de cuidados paliativos, pode-se acrescentar que busca contribuir para uma sobrevida mais digna e uma morte tranquila.
O enfermeiro busca realizar ações de conforto, além dos cuidados básicos e fisiopatológicos que o paciente necessitar, amenizando seus anseios, desejos e vontades, com finalidade de fornecer o bem estar do paciente terminal.
Compreender as experiências individuais e necessidades das pessoas com câncer e seus cuidadores é essencial para a prestação de cuidados que é explícita e individualizado. Sendo realizado com base nos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência, veracidade, confidencialidade, fidelidade e justiça, são todos compreendidos no contexto do compromisso global para o respeito pelas pessoas.
Segundo Matos e Moraes os requisitos básicos para atuação da enfermagem paliativa consistem no conhecimento da fisiopatologia das doenças malignas degenerativas, anatomia e fisiologia