Diferen a Entre Artigo e Materia
Algumas pessoas ainda dizem que não é preciso cursar a faculdade de jornalismo, consequência de tanto a matéria-prima quanto o produto de nós jornalistas estarem ao alcance de todos. No mundo moderno de hoje, todos são formadores de opinião e produtores de informação. O questionamento é se todos estão aptos para escrever textos jornalísticos, quando se trata de formatação e tipologia de texto há confusão até mesmo para aqueles que têm um estudo específico. Em algum momento já se deparou se perguntando mentalmente: “Qual a diferença entre artigo e matéria?”. E é ai que quero chegar, ou melhor, esclarecer dúvidas e diferenciações que rondam sobre as nossas cabeças.
O artigo é proeminente opinativo, sendo assim contrário a matéria factual que é a informação sobre algum fato e relatada de forma imediata. O artigo não é noticioso e por isso não deve ser associado do conceito de matéria, mas sim ao de gênero jornalístico. O artigo é frio e instiga a leitura contínua e matéria é quente e instiga o saber para que o leitor a partir dela forme a sua própria opinião.
Os textos jornalísticos são divididos em duas partes: opinativo e informativo. O opinativo monta toda uma argumentação sobre um ponto de vista e o informativo narra o que aconteceu tendo na maioria das vezes um ponto de vista imparcial.
Porém há aqueles que dizem que opinião e informação são inseparáveis, partindo do ponto que para emitir uma opinião, o sujeito precisa de informação para embasar o seu argumento.
Vamos às definições de cada um dos textos: Artigo – Fala textual argumentativa sobre assuntos específicos relacionados ao contexto noticioso, defendendo sempre o seu ponto de vista.
Crítica – Análise jornalística sobre eventos, produções culturais, restaurantes, etc. Também defendendo o seu ponto de vista e usando argumentação.
Crônica – Texto livre sobre assuntos contemporâneos, literário.
Editorial – É o texto que relata a opinião do jornal sobre o assunto relatado.