TEXTO OPINATIVO NO JORNALISMO

635 palavras 3 páginas
A TIPOLOGIA TEXTUAL DE CUNHO OPINATIVO NO JORNALISMO

"Os gêneros discursivos, como unidades comunicativas, manifestam diferentes intenções do autor: procuram informar, convencer, seduzir, entreter, sugerir estados de ânimo, etc., segundo Kaufman e Rodríguez (1995). Em correspondência a essas intenções, é possível categorizar os gêneros discursivos, levando em conta a função comunicativa que neles predomina. Por exemplo, a classificação dos textos do jornal em gêneros informativos, opinativos, interpretativos e diversionais obedece principalmente às três funções comunicativas da atividade jornalística, apresentadas por Beltrão (1980), quais sejam: informar, orientar e divertir. O grupo dos textos opinativos é constituído por enunciados que dizem respeito à função de orientar e que podem ser organizados em uma destas categorias: editorial, artigo, crônica, charge, resenha, entre outros. [...]"

Fonte:
CARVALHO, Adriana Cintra de, PUZZO, Miriam Bauab. Textos opinativos: uma questão de gênero. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Belo Horizonte: set/2003.

ARTIGO: texto de cunho mais opinativo que informativo, veiculado geralmente destacado dos textos noticiosos - o que destaca sua característica não-jornalística. Quando um autor mantém regularidade na publicação de artigos em um mesmo veículo, ele é chamado de articulista.

RESENHA: classificada como um tipo de resumo, a resenha tem por finalidade apresentar/descrever um determinado objeto (outro texto, álbum filme, etc.) elencando aspectos relevantes sobre esse objeto. Uma resenha deve trazer comentários pessoais e julgamento crítico, além de informações e resumo do objeto analisado.

EDITORIAL: artigo que expressa a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal. "O editorial orienta o público mediante a opinião do próprio jornal sobre um assunto, enquanto os demais textos

Relacionados