Trabalho ensino médio
- Liberdade de expressão e o direito à privacidade
- Produção de textos opinativos
- Leitura de textos jornalísticos
Objetivos
- Distinguir e reconhecer o direito à liberdade de expressão e o direito à privacidade
- Ler, interpretar e analisar artigos da Constituição Brasileira e do Código Civil
- Produção de textos opinativos
Tempo estimado
Três aulas
Anos
Ensino Médio
Materiais necessários
- Cópias da reportagem do site de Veja "O filho do Sérgio Buarque de Holanda quer proibir livros de história?", disponível aqui.
Cópias dos trechos da Constituição Brasileira e do Código Civil.
Cópias da reportagem "Regras para publicação de biografias deve ser definida pelo Supremo", disponível aqui.
Introdução
A produção de textos de opinião requer do aluno a construção de argumentos e o desenvolvimento de repertório a respeito do tema a ser explorado. Ao propor a elaboração de um texto opinativo, procure oferecer aos alunos materiais diversificados (artigos de opinião, entrevistas, charges, reportagens, documentos oficiais etc.) publicados em diferentes jornais, site e revistas.
Nas últimas semanas, uma polêmica em torno da publicação de biografias não autorizadas tem ganhado espaço em jornais, programas de TV e sites; o assunto atrai a atenção do mercado editorial, de leitores de biografias e de fãs de grandes nomes da MPB.
De um lado, a Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) questiona a constitucionalidade de dois artigos do Código Civil, que estariam sendo usados para evitar a publicação de biografias sem o consentimento do biografado; de outro, a associação "Procure Saber" representa artistas que defendem o direito à privacidade diante de biografias não autorizadas. O debate está instaurado em torno de dois direitos fundamentais para a sociedade democrática: a liberdade de expressão e o direito à privacidade. O Supremo Tribunal Federal (STF) dará seu parecer em audiência pública marcada para novembro.