Modelo de trabalho para ensino médio
Pedro Henrique
Marcelo Costa
MÉTODOS PARA A DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOOS
Itaquá
2015
Pedro Henrique
Marcelo Costa
MÉTODOS PARA A DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOOS
Pesquisa para a disciplina de Filosofia, professor Edson F. Oliveira
Itaquá
2015
Resumo
A pesquisa sobre os “métodos mais empregados para a disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos” buscou trazer para a discussão os pontos mais relevantes da legislação pertinente ao tema e levantou o conhecimento produzido sobre o tema.
Palavras-chave: Resíduos. Legislação. Tratamento.
Abstract
Research on the "most used methods for the treatment and disposal of hazardous chemical waste" sought to bring to the discussion the most relevant points of pertinent legislation and raised the knowledge produced on the subject.
Keywords: Waste. Legislation. Treatment.
Sumário
Introdução 6
1. Métodos de tratamento de resíduos sólidos químicos perigosos 7
2. Organização do tratamento 8
Conclusão 9
Referência 10
Introdução
A Lei 12.305 de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos como marco regulatório para a problemática dos resíduos sólidos, considerando o bem estar social e a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
A referiada lei traz diversos princípios, como por exemplo: prevenção, desenvolvimento sustentável, a ecoeficiência, visão sistêmica que considere as diversas variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública. Todos os princípios visam a proteçã da saúde pública e a preservação ambiental.
A lei considera resíduos perigosos os seguintes produtos: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à