Modelos para correlação entre qualidade educacional e coeficientes socio-econômicos (ênfase em PISA e Salário Médio)
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Departamento de Ciências Econômicas
Estatística Econômica e Introdução à Econometria – 1º Semestre / 2014
Modelos para correlação entre qualidade educacional e coeficientes socio-econômicos (ênfase em PISA e Salário Médio)
Araraquara - SP
07 de Setembro de 2014
Introdução
Este trabalho objetiva criar um modelo com a qualidade do ensino e as taxas de emprego e valores de salário médio anos de escolaridade e conclusão do ensino médio em 5 países distintos (podendo analisar a influência da qualidade do ensino sobre empregos e salários). De maneira que procuramos explicar variações na qualidade do ensino nos países estudados usando as variáveis a seguir.
Metodologia
As variáveis utilizadas são:
Renda per cápita média anual: Renda são de um trabalho integral e seus ganhos em dólares no período de um ano.
Taxa de emprego: Percentual da população empregada com idade entre 15 e 64 anos.
Pisa Score: Resultado no exame internacional de estudantes realizado com jovens de 15 anos. Anos de escolaridade: Anos em média de estudo esperado por país de cidadãos entre 5 e 39 anos.
Conclusão do ensino médio: Porcentagem da população entre 25 e 64 anos com o ensino médio completo.
Todos os dados utilizados são do ano 2011 e provém do site http://www.oecdbetterlifeindex.org/, oriundo de pesquisas da OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development) que tem como intuito coletar informações sobre diversos aspectos de 36 países, para dispor à população para uso informativo e de pesquisas. A variável PISA score foi selecionada para ser usada como medida da qualidade do ensino que é dado, para tornar a análise não só relativa a anos de estudo e conclusão do ensino médio x salários, mas também poder levar em conta o peso da qualidade do ensino nessa análise. Quando feitos os testes de significância será possível determinar se