Contextualização do ensino médio
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTA ESPECIAL
SEMINÁRIOS AVANÇADOS NAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS QUANTITATIVOS E
QUALITATIVOS DA ANÁLISE1
Renata de Almeida Vieira2
Vera Lucia Martiniak3
O Ensino Médio tem se constituído ao longo da história da educação, como um nível que vem sofrendo pelas suas ambiguidades e contradições. A dupla função que exerce de preparar para o mundo do trabalho e de preparar o aluno para o ingresso no ensino superior tem conferido, ao longo da história, uma dualidade estrutural que vem cercada por tensões no seu enfrentamento. Neste contexto de enfrentamento, surgiram políticas educacionais que procuraram adequar as necessidades da formação de mão-de-obra qualificada para atender as demandas do desenvolvimento econômico e da sociedade capitalista.
A partir deste contexto, é perceptível o caráter dual que tem se constituído o
Ensino Médio no Brasil. Queremos com isso, apresentar a realidade dos alunos que freqüentam esta etapa e as dificuldades percebidas e sentidas pelos sujeitos, bem como compreender o debate acerca da formação de caráter geral e a formação específica e profissional.
1.1. A realidade dos sujeitos no ensino médio
É perceptível que a demanda pelo Ensino Médio vem aumentando ao longo das últimas
décadas
em
decorrência,
principalmente,
das
políticas
de
universalização e ampliação do acesso ao Ensino Fundamental. A procura por matrículas nesta etapa de ensino deve-se por questões políticas e também econômicas, por um lado às políticas educacionais que incentivaram, na década de
1990 o acesso, a permanência e a conclusão do Ensino Fundamental e, por outro a necessidade de continuidade e escolarização tem levado jovens e adultos a ingressarem no Ensino Médio.
1
Material adaptado para os acadêmicos do Curso de Pedagogia da Oferta Especial.
Professora da Universidade Estadual de