diversos
Faculdade de Educação – FACED
Programa de Pós - Graduação em Educação
Linha: Política e Práxis da Educação
PROJETO DE DISSERTAÇÃO
Ana Carolina Veras do Nascimento
Novembro/2013
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: CONCEPÇÃO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO PARA OS JOVENS ESTUDANTES CEARENSES
1. Introdução (Problematização, Justificativa e objetivos)
O projeto de dissertação de mestrado que apresentamos intitula-se: “A educação profissional Integrada ao Ensino Médio no Ceará: concepção e perspectivas de formação para os jovens estudantes. Em nossa proposta de pesquisa, descreveremos a problematização dos objetivos de estudo selecionados, bem como as justificativas para o seu desenvolvimento e os objetivos que nortearão nossos procedimentos metodológicos.
1.1 Problematização
Nesse breve esboço, interessa-nos tratar do ensino médio integrado ao profissional, implementado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do Decreto nº 5.154/041 e da Lei 11.741/08, que prevê alternativas de articulação do ensino médio com o ensino profissionalizante.
As ideias iniciais a respeito desse projeto considerado inovador foram discutidas principalmente no ano de 2004 na reunião internacional “Aprender para o Trabalho, a Cidadania e a Sustentabilidade” ocorrida na Alemanha. Dessa reunião foi publicada a Declaração de Bonn, documento que afirma a necessidade da educação propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades para o ensino técnico, além de reafirmar a necessidade da manutenção dos “quatro pilares essenciais para a educação do século XXI” (p. 8), elaborados na Conferência Internacional de Educação denominada “Todos pela Educação de Qualidade para Todos”2 (REGATTIERI e CASTRO, 2010).
Nos documentos que nortearam a implantação da educação integral do tipo profissionalizante, observamos como as principais