ARTIGO DE CIDADANIA
A adolescência é uma fase que gera vários conflitos e mudanças corporais.
Esse assunto tem rendido muita conversa em todos os lugares ,diversas investigações e intervenções governamentais.
Esse assunto vê mudando esse quadro que era conhecido como:
Gravidez precoce.
Gravidez de risco.
Gravidez indesejada e inesperada.
Antes a falta de acesso que fizesse os jovens refletir a falta de acesso a meios contraceptivos adequados, e ajustes nos sistemas de atenção básica á saúde dos jovens,
As transformações sociais trouxeram com que as mulheres muda-se este quadro que antes meninas adolescentes que ainda não preparadas para formar famílias que depende de enormes investimentos em politicas sociais para sobreviver ,como postos de saúde programas de distribuição de leite ,escolas e hospitais e outros ...
Atualmente o planejamento familiar deve ser prioridade na saúde publica , contudo com essas gravidez não planejadas nos dias atuais para que diminua esses problemas e a violências decorrentes das gravidez indesejada.
O autor encara como um exemplo de origem da sexualidade como problemas individuais e sociais sendo em vista o futuro da nação.
Nos últimos anos censos revelam que jovens menos escolarizadas e mais pobres são as que merecem atenção .
O abandono escolar e emprego devido o constrangimento e pressões determina pra esconder essa situação.
O adolescente terá menos chances no mercado que cada vez mais exigente e com menos ofertas.
Recomenda-se estratégicos de atuação da equipe de saúde da família devem dire4cionar preventivas e educativas voltados para esse grupo etário de modo reduzir a gravidez precoce.
Se esses dados diminuir automaticamente os problemas sociais irá diminuir por conta que não terá tanta pobreza .conclusão o planejamento familiar é uma das formas que temos como combate as gravidez indesejadas que acaba gerando esses problemas que ultimamente enfrentamos nos dias atuais.