Artigo Cientifico - Direito de Cidadania.
Katri Sachenka Florêncio Pires¹
RESUMO
O artigo impulsiona a reflexão sobre a cidadania e sua consolidação quanto aos direitos que cada cidadão possui garantias que se agregam não somente as camadas favorecidas, mas principalmente as desfavorecidas que precisam saber lançar mão de seus privilégios como cidadão, o que se alcança através do conhecimento da Constituição. Faz-se a necessidade de seu estudo, pois, a população exige sem conhecer exatamente os seus direitos e sem ao menos compreender o significado da palavra cidadania. O referido artigo apresenta a importância de apreender com clareza o tema proposto e de exercita-lo e este é um trabalho para governantes, educadores, pais, e a sociedade em conjunto, ou seja, a união dos cidadãos para a formação da verdadeira cidadania.
Palavras-Chave: Cidadania; Garantias; Constituição; Educadores.
INTRODUÇÃO
A cidadania exercitada estabelece uma relação de respeito entre a pessoa civil e as autoridades, como então exigir direitos sem ter conhecimento deles? A população sabe que têm direitos, mas não sabe lançar mão deles. Um dos fatores influentes deste problema é a falta de conhecimento, não só no que diz respeito à Constituição. A educação brasileira já evoluiu muito, porem pesquisas apontam que o Brasil segue em um dos últimos lugares no ranking de educação. E a educação é base crucial para formação da cidadania, muitos autores como Cruanhes e Herkenhoff comentam sobre a necessidade da educação para que a cidadania seja eficaz a ponto de trazer mudanças para toda a sociedade.
Cidadania representa o exercício dos direitos, segundo a tese arendtiana a cidadania é o direito de ter direitos, é a consciência que o individuo tem dos seus direitos, por meio desse pensamento percebemos a importância de conhecer a constituição, de ter entendimento tanto dos direitos quanto dos deveres. Atualmente existem leis que apoiam, protegem e asseguram o cidadão de diversas situações cotidianas,