água que pega fogo
Introdução
O butano é um hidrocarboneto gasoso, alifático (composto orgânico cujos átomos de carbono se encontram dispostos em cadeias abertas lineares ou ramificadas) saturado, de fórmula CH3CH2CH2CH3. É o quarto membro da série dos alcanos e apresenta uma cadeia de átomos de carbono direta.
Existem dois butanos isômeros (compostos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferem na fórmula de estrutura), ambos gases: o butano normal,
CH3CH2CH2CH3, e o 2-metilpropano também designado de isobutano, de cadeia ramificada, (CH3)3CH. O radical C4H10, derivado do butano, designa-se de butilo.
O butano normal obtém-se do petróleo e do gás natural por refinação de gás ou através de cracking de hidrocarbonetos com elevado número de átomos de carbono.
O cracking é um processo que permite obter hidrocarbonetos leves a partir de hidrocarbonetos pesados (hidrocarbonetos de moléculas grandes).
O gás butano pode ser facilmente liquefeito sobre pressão e é comercializado no estado líquido em recipiente de aço e até mesmo plástico.
Neste experimento, iremos mostrar como fazer para a água pegar fogo, isso é bem simples, mas tem que ter cuidado porque tem perigo de se queimar se não fazer de forma correta.
A polaridade de uma molécula se refere às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares. Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva noutro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
A concentração de cargas (em moléculas polares) ocorre quando os elementos ligantes possuem uma diferença de eletronegatividade. Esta diferença significa que um dos átomos (o de maior eletronegatividade) atrai os elétrons da nuvem com maior força, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas