Artigo cientifico - etica e cidadania
Estudos de ética, cidadania e exclusão social
Eduardo Carlos Bianca Bittar *
Sumário: 1 Introdução; 2 O que somos capazes de fazer; 3 Ètica e entrelaçamento com as questões de cidadania; 4 Considerações finais.
Resumo: Esse trabalho tem como base falar de ética, e, quando se trata de pensar a ética, trata-se de evidenciar a raiz de onde tudo provém, a sede das tormentas e das soluções sociais: o comportamento humano. De fato, não bastasse o termo éthos (do grego, “hábito”) já revelar esse sentido, a reflexão ética se propõe exatamente a colocar-se atenta aos entrelaçamentos profundamente humanos das ações intersubjetivas e das intenções intersubjetivas.
Palavras – chave: Ètica, Cidadania, Comportamento humano.
* Advogado, possui graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1996). Desenvolveu estudos de pós-graduação, e estágio doutoral-FAPESP junto à Université de Lyon (II e III) e à Université de Paris (Sorbonne-II e Sorbonne-IV), na França, tendo obtido o Doutorado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP (1999). Obteve a Livre-Docência pela Faculdade de Direito da USP (2003). Foi Diretor Científico da Associação Brasileira de Ensino do Direito - ABEDI (2006-2008). Foi Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos ? Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), no biênio 2009-2010, entidade da qual foi também Secretário-Executivo (2007-2009). Pesquisador-Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), no período 2006-2010. Foi membro titular do Conselho da Cátedra UNESCO de ?Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância?, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), no período 2007-2010. Foi Membro do Comitê de Área do Direito - CAPES (2010) e Pesquisador de Produtividade do CNPq N-2 (2010-2013). É Parecerista Científico da Revista Direitos