Ciências e ética
Welton Santos Soares
RESUMO
O presente artigo trata da importância das ciências na ética e formação do cidadão. O papel dos professores e educadores na formação de um cidadão consciente e com raciocínio lógico. A relação entre cidadania e o ensino de Ciências, na preparação de currículos e programas escolares, onde o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. O ensino de Ciências deve preparar o cidadão para que seja capaz de tomar decisões, ser um sujeito crítico, participativo e autônomo.
Palavras-chave: Ciências; Ética; Cidadania; Científico; Tecnológico.
1 INTRODUÇÃO
A formação de um cidadão crítico exige sua entrada numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Este artigo aborda a importância do ensino de Ciências para a formação da cidadania.
O ensino das Ciências nos currículos escolares é importante para adquirir, compreender e obter informação acerca de processos políticos e sociais com a introdução de aspectos éticos. Assim, a relação entre a cidadania e o ensino de Ciências passa a ser consideradas quando da preparação de currículos e programas escolares.
Na atualidade, o ensino de Ciências não está na simples descrição de teorias e experiências científicas. As atenções da educação estão hoje voltadas para a idéia de cidadania.
Neste sentido, as propostas adequadas para um ensino de Ciências coerente devem favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas do país. É preciso preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, e de tomar decisões que, mais cedo ou mais tarde, possam afetar a vida de todos. Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola.
Desse modo este artigo tem como base relatar a importância do ensino de Ciências na formação ética e de cidadania dos alunos. Para que se possa formar cidadãos críticos, autônomos e