Bioética e fronteiras da vida
BIOÉTICA E DIREITO
CONTROLE DA DOR E FRONTEIRAS DA VIDA
OUT/2012
SALVADOR-BA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
BIOÉTICA E DIREITO
CONTROLE DA DOR E FRONTEIRAS DA VIDA
OUT/2012
SALVADOR-BA
ÍNDICE
1. O que é Bioética?
2. Bioética e sua relação com a Constituição Federal
3. Fronteiras entre a Bioética e o Direito
4. Referências Bibliográficas
O QUE É BIOÉTICA?
Para falarmos de bioética antes temos que fazer uma breve, conceituação, do que vem a ser moral e ética.
Moral é o conjunto de valores de determinado grupo social, que atinge as pessoas de fora para dentro e muda conforme a época.
Ética é o conjunto de valores do próprio indivíduo, que envolve patrimônio genético, processo educacional, valores morais, sentimentos, construção de personalidade e que vem de dentro para fora, ou seja, o sujeito é ou não é ético.
A bioética surgiu a partir dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, para que se tornasse viável a solução de conflitos de fundo ético visando melhorar a qualidade de vida e estudar a moralidade da conduta humana nas áreas das ciências da vida.
E traz consigo quatro princípios:
O Princípio da Beneficência, que vêm do latim banum facere, que é fazer o bem, conferindo aos profissionais da saúde, o dever de beneficiar todas as pessoas indistintamente.
O Princípio da Não-Maleficência, primum non nacere, acima de tudo não cause dano, devendo ser aquele que é previsível evitando ou mesmo eliminado pelo profissional da saúde em sua conduta diária.
O Princípio da Autonomia, que vem do grego, autos-eu e nomo-lei, que corresponde ao livre arbítrio do paciente, à vontade dele em reger seus próprios atos, à capacidade de governar-se e ao direito moral e