GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEG CIO
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS – FAED
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM)
Autores: Liamara ferreira, henrique belloli
Dois Vizinhos,11 de maio de 2015
1. INTRODUÇÃO
Com a intensificação da globalização, a gestão eficaz dos processos de negócios de uma organização tornou-se cada vez mais importante. Muitos fatores como o aumento da frequência de mercadorias encomendadas, a necessidade de rápida transferência de informação, tomada de decisão rápida, a necessidade de se adaptar às mudanças, mais concorrência internacional e demanda de menores ciclos de tempo (Simchi-Levi et al., 2000) estão desafiando a rentabilidade e sobrevivência de grandes e pequenas empresas.
Em uma tentativa de lidar com estes desafios, a tecnologia da informação (TI) foi aproveitada para gerenciar processos de negócios (Davenport, 1993; Georgakopoulos et al., 1995). Ao longo das últimas duas décadas, os formulários preenchidos à mão tornaram-se cada vez mais obsoletos, dando lugar a ferramentas e processos eletrônicos. Isto eventualmente evoluiu para o que é, hoje, conhecido como gerenciamento de processos de negócios (BPM).
De acordo com o pesquisador de BPM van der Aalst et al. (2003), BPM é definida como "apoio aos processos de negócios utilizando métodos, técnicas e softwares para projetar, promulgar, controlar e analisar os processos operacionais que envolvam seres humanos, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação". Ferramentas de software de apoio à gestão de tais processos operacionais ficaram conhecidos como sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS).
A gestão de processos tornou-se generalizada dentro da comunidade empresarial e impactante em graus variados, tanto na prática organizacional quanto na linguagem organizacional (Armistead et al 1999). O conceito de "processo" tem surgido repetidamente em muitas das temáticas de destaque ao longo dos anos. Customer Relationship