Artigo Espa o da Cidadania
A inclusão da mulher no Programa Social Espaço da Cidadania, através do
Trabalho informal.
1
Nilma Barbosa C.Dias
RESUMO:
O presente artigo teve como base analisar a Experiência da Secretaria Adjunta de
Direitos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte. Buscou-se verificar como se deu a inclusão das mulheres vinculadas à Coordenadoria dos Direitos da Mulher no programa social
Espaço da Cidadania.
Palavras chaves: Economia solidária, vulnerabilidade social, Espaço da Cidadania.
1
Graduada do Curso de Ciências Sociais Turma 2007 - PUC MINAS
2
1-INTRODUÇÃO:
O interesse pelo tema desenvolvido neste trabalho foi devido ao conhecimento adquirido no decorrer de quase um ano de estágio na Coordenadoria dos Direitos da Mulher.
(COMDIM). Percebeu-se a necessidade de produzir uma pesquisa que primasse pela compreensão dos fenômenos que envolvem a mulher no mercado de trabalho informal.
Tomando como objetivo a experiência da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e
Cidadania SMADC, da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo em vista o programa estruturante dessa Secretaria, o Espaço da Cidadania que visa gerar a inclusão social e produtiva, perpassando por sua seis coordenadorias.
A Coordenadoria dos Direitos Humanos (CMDH); Coordenadoria dos Assuntos da
Comunidade Negra (COMACON); Coordenadoria de Direitos das Mulheres (COMDIM);
Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPPD); Coordenadoria de Direitos das Pessoas Idosas (CDPI); Coordenadoria de Proteção e /defesa do Consumidor (PROCON).
Para tal, focou-se o estudo em oito grupos participantes do Espaço da Cidadania, vinculados á COMDIM. O Espaço da Cidadania é um programa de formação e socialização de grupos e entidades em vias de avançarem para a condição de empreendimentos econômicos solidários (EES), voltado para a geração de renda e oportunidades de trabalho.
O programa Espaço da Cidadania conta com um local permanente para a comercialização de seus produtos artesanais. O Espaço da Cidadania,