Artigo Crédito Rural
Marciane Bordignon
Resumo
Este trabalho tem como objetivo nos mostrar os impactos na agricultura familiar que o Credito Rural vem ocasionando ao decorrer dos anos. Podemos observar que as liberações do Pronaf Custeio vem aumentando ao decorrer dos anos, e conseqüentemente a produção de soja e leite também. Neste artigo será apresentado também a forma em que as cooperativas de Credito surgiram e como evoluíram ao decorrer dos anos, será mostrado também os benefícios e normas do Credito Rural.
Palavra – Chave: Credito Rural. Desenvolvimento Regional. Economia. Produção.
1 Introdução
O presente trabalho apresentara os impactos do credito rural liberados pela instituição financeira Cresol Santiago e o respectivo aumento da produção.
As Cooperativas de Credito é de fundamental importância para o desenvolvimento da Agricultura familiar, auxiliando – as da melhor maneira na produção.
Ate meados de 1993, acesso ao credito para os agricultores era muito difícil, por isso foi criada em Santa Catarina a primeira Cooperativa de Credito vinculada aos agricultores, fortalecendo assim a agricultura familiar. No Paraná, agricultores familiares e suas organizações constituíram em 1995 cooperativas de credito com sistema próprio, denominado Cooperativa de Credito Rural com Interação solidaria Ltda.
O sistema de Cooperativas de Credito Rural Com interação solidaria – CRESOL surgiu da necessidade de acesso ao credito, para o desenvolvimento e sustentabilidade das pequenas propriedades rurais. As primeiras organizações para desenvolver essa cooperativa foram das regiões Sudeste e Centro – Oeste do Paraná, desenvolvendo assim na década de 80 o primeiro financiamento aos agricultores, que era o Fundo de Credito Rotativo (FCR).
Observando – se a melhoria das propriedades rurais com o apoio das cooperativas de credito, e identificando toda a demanda exigida