credito rural
Universidade Federal da Integração Latino Americana
Ciências Econômicas
Matemática Aplicada à Economia II
Trabalho Final
Denis Antônio Silva
Rodrigo Fernando Huatatoca
Data: 14/07/2014
1. Objetivo geral e os objetivos específicos do artigo
Segundo os autores do artigo, o objetivo geral do artigo é mensurar os impactos do crédito rural sobre a produtividade da terra e do trabalho nas grandes regiões brasileiras e o principal objetivo (específico) é verificar a eficácia do crédito rural no Brasil sob uma ótica regional no ano de 2006. Um dos objetivos também é verificar o impacto das restrições de crédito sobre as decisões das famílias e na produtividade, assim como os problemas referentes as informações assimétricas que influenciam a oferta de crédito.
2. Metodologia aplicada no artigo
a) Modelo Teórico:
Assume as seguintes hipóteses:
- O produtor maximiza o seu consumo em dois períodos, sendo 0 o período inicial e 1 o período final, que será expresso Inter temporalmente por uma função de utilidade.
- A produção agrícola exige um financiamento inicial com gastos em insumos no período 0, enquanto a colheita ocorre no período 1.
- A possibilidade de produção do produtor é dada pela segunda derivada da função de produção côncova.
- O orçamento no período 0 é constituído por doações iniciais com fundos de liquidez
E, um montante do crédito emprestado k, e transferências públicas exógenas T.
- Todos os parâmetros são negativos.
- No equilíbrio, a soma dessas variáveis será igual ao gasto das variáveis que representam a quantidade de insumos mais consumo. Já a renda no período 1 será composta por receitas provenientes da produção, que no equilíbrio é igual ao reembolso de crédito emprestado no período 0 mais o consumo no período 1. A assimetria nas informações pode limitar o crédito.
- A restrição de crédito ao produtor agrícola