Crédito Rural
O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários.
Os problemas do crédito rural
Os produtores rurais sempre sofreram com as dificuldades na obtenção de crédito rural e, quando conseguem, a dificuldade para cumprir o contrato e efetuar os pagamentos é ainda maior.
Muitos sofrem com "quebras" nas safras ou com doenças que atacam as criações e que acabam com a lucratividade, impossibilitando o pagamento do crédito rural obtido. No Brasil, existem mais de 1 milhão de agricultores que poderiam e deveriam ser beneficiados com uma política de crédito rural. Estes pequenos produtores rurais poderiam incrementar a produção mas, por não estarem aptos a receber incentivos de crédito, continuam a produzir muito menos do que o necessário, muitas vezes, para a própria subsistência.
Atualmente, o número estimado dos produtores rurais que tenham acesso ao crédito é cerca de 15%. Isso é muito pouco, tendo em vista uma potencialidade gigantesca para o aumento da produção do País e uma crescente demanda por produtos agropecuários, não só no Brasil mas em todo o mundo, o que representa um aumento constante no potencial de exportação.
Como todos sabem, o Brasil possui uma geografia, características de clima e solo que o transformam num dos países com maior potencial de crescimento agropecuário. O principal entrave nesse crescimento é a política de crédito agropecuário, que favorece poucos, dificulta a ampliação da área utilizada e a otimização dos métodos de produção atuais.
O Banco do Brasil, principal agente financiador da agropecuária no País está tentando, novamente, distribuir recursos para o setor através da velha fórmula do pagamento dos recursos utilizados com a própria produção. Este sistema pode parecer bom e, em teoria, é o melhor mas apresenta algumas