Artigo científico sobre licitação
________________________________________________________
VALDEMIR DOMINGUES DE SOUZA
RESUMO DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica referente à nota parcial ou integral do 2° bimestre, do 2° Período do curso de Ciências Contábeis, na FANORPI - Faculdade do Norte Pioneiro, ministrado pelo professor Neimar Leonardi Minardi.
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
NOVEMBRO - 2010 A obra “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter, aborda o tema da liderança do ponto de vista humano. Os antigos métodos de administração – herança da Revolução Industrial do século XIX – que estavam baseados na preocupação e enfoque nos lucros obtidos, em detrimento dos funcionários, atualmente encontram dificuldades para ser aplicados nas organizações, uma vez que o perfil dos colaboradores vem se modificando ao longo dos anos, exigindo dos líderes uma maior atenção às necessidades de seus liderados, para, consequentemente, atingir os objetivos e metas traçados. Quando se deseja motivar ou estimular pessoas à realização ou colaboração em determinada tarefa/atividade, é preciso levar em conta o fato de que uma organização é construída de pessoas e delas depende para atingir seus objetivos.
O livro conta a história de John Daily, executivo de uma fábrica de vidros, e de sua caminhada e esforço para entender os novos conceitos apresentados por um frade sobre liderança.
John estava enfrentando problemas na fábrica em que trabalhava. Após uma desgastante campanha dos funcionários a favor de sua representação por um sindicato, que levou a uma votação vencida pela empresa por uma margem pequena de votos, suas habilidades como líder passaram a ser questionadas pela diretoria.
Rachel, mulher de John, também notava mudanças em seu comportamento. Seu relacionamento com os filhos e também com ela que ao vê-lo irritado com