Planejamento familiar
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ELIANA DA CUNHA SILVA
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Teixeira de Freitas
2009
ELIANA DA CUNHA SILVA
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Trabalho apresentado ao Curso Seviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oficina de Formação: Instrumentalidade do Serviço Social
Orientador: Prof. Daniela Sikorki
Teixeira de Freitas
2009
INTRODUÇÃO
Esta palestra tem como objetivo orientar e advertir os ouvintes da importância de se ter um planejamento familiar, e que a não conscientização por parte dos mesmos acarretará consequencias futuras envolvendo não só uma vida inocente, mas compromete o futuro de uma nação.
O Planejamento familiar é uma tentativa de controlar o número de filçhor que o casal vai ter e o tempo entre cada nascimento, instruindo e alertando as famílias a respeito dos métodos de prevenção e educação sexual a adolescentes.
Pendo que esta palestra deverá ser de grande valia para os ouvintes, pois todos sofrem na família ou comunidade as consequencias de um mau planejamento familiar, que poderia ser evitado se houvesse um plano mais severo por parte do governo e a própria conscientização da população em relação a este assunto.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Infelizmente no Brasil o planejamento familiar é um privilégio exclusivo para uma pequena classe mais favorecida e a outra parte desse povo tem em seus registros passados uma ideologia acerca de números de filhos que acabaram chegando com força ao nosso século trazendo uma super aglomeração de pessoas que sofrem com a desigualdade social. Vou resumir um pouco desse histórico em que estamos metidos há décadas.
Até metade do século XX, as famílias brasileiras tinham em média mais de seis filhos. Mas havia uma lógica rasoável para isso:
1 – A maior parte desss famílias viviam no campo, e dali retiravam o próprio sustento. A agricultura era