artigo orcamento licitacao
Curso de Graduação em Administração Pública
Orçamento Público: Licitação na Administração Pública
Mata de São João-Ba
2015
GIRLENE LIMA ALMEIDA – 12.1.5734
Licitação na Administração Pública
Trabalho apresentado a Universidade Federal de Ouro Preto da disciplina Orçamento Público: Licitação na Administração Pública, ministrada pela Professora: Ana Flavia Xavier.
Mata de São João-Ba
2015
1. TÍTULO:
Licitação na Administração Pública.
2. INTRODUÇÃO
O presente artigo cientifico, busca analisar o Orçamento Público e suas diversas nuances, especialmente no que tange ao ramo de Licitações, efetivadas pela Gestão Pública.
Considerando, o instituo das licitações, como peça primordial na gestão, esclarecendo as relações existentes entre os órgãos públicos e suas atividades junto aos interesses coletivos.
A licitação é o meio administrativo pelo qual o poder público adquire os bens, obras e serviços indispensáveis ao cumprimento de suas obrigações.
É um método de como o governo efetiva suas compras, afim de garantir o desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade, que deve atender às etapas e prazos estabelecidos pela legislação especifica, por isso, faz-se necessário uma rigorosa obediência e atendimento à legislação para que esse grande volume de recursos seja aplicado com eficiência e economicidade.
Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Pode-se definir a licitação como o procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato (DI PIETRO, 2012, p. 348).
3. OBJETIVO
Os Estados, Distrito Federal, os Municípios e entidades da administração indireta devem adaptar-se, às normas sobre