Artigo Certo
Faculdade de Itapiranga - FAI
Curso: Administração
Disciplina: Metodologia Científica
Professora: Carline Ternus
Período: Primeiro Semestre
Acadêmica: Giane Sundermann
LIMITAÇÃO FÍSICA
1 INTRODUÇÂO
A limitação física incide na perda ou anormalidade da estrutura ou desempenho psicológico, fisiológico ou anatómico, podendo ser temporário ou permanente. Neste artigo será abordado a inclusão de pessoas com limitação física no mercado de trabalho, bem como as dificuldades encontradas por elas no dia a dia dentro de uma empresa.
2 REVIÇÃO DE LITERATURA
Dentre as maiores dificuldades encontradas entre os portadores de deficiência, perante o mercado de trabalho está o preconceito, a descriminação e a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho. Várias empresas têm vivenciado enormes dificuldades para contratar pessoas com deficiência para serem inseridos em seus quadros de funcionários.
Existe uma lei conhecida para deficientes físicos desde 1991. A Lei de cotas, que fala sobre a contratação das pessoas que são portadoras de necessidades especiais nas empresas. Segundo Andrea GoldSchmidt 2006, (Edi.Nº36): “As empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a ter 2 à 5% de seus cargos preenchidos por deficientes físicos”. A contratação de funcionários, neste caso, pode precisar de uma atenção especial. As empresas que não preenchem essas vagas obrigatórias, podem correr o risco de levar uma multa.
Como toda medida afirmativa, a lei vem causando grande polêmica e seu cumprimento ainda não é uma realidade para a maior parte das empresas. A questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho ainda é um desafio.
Além disso, conforme Andrea GoldSchmidt (2006), a questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível.
A contratação de pessoas com deficiência deve ser vista como qualquer outra contratação, eis que se espera