Artigo Andréa
ResuMO
O Brasil será o maior exportador de alimentos do mundo na próxima década. A agricultura familiar será uma das principais ferramentas do País para garantir o crescimento da produção de alimentos com sustentabilidade. O Agronegócio Brasileiro é um dos principais setores da economia nacional, conseguindo atingir posição de destaque mesmo em condições desiguais de competição.
Palavras-chave: Exportador. Agricultura. Agronegócio.
abstract
Introdução
Na economia brasileira, os reflexos que começaram de maneira reservada em 2008 se aprofundaram no final do ano e no começo do ano de 2009. Entre os impactos de imediato, foi notada uma forte desvalorização da moeda Real e das linhas de financiamento às exportações. Posteriormente, os efeitos começaram a serem sentidos sobre o setor real, com fortes reflexos sobre a produção industrial e o emprego. Para garantir aos produtores rurais as condições necessárias à continuidade do crescimento sustentável, o governo brasileiro reforçou medidas para manter a liquidez e a utilização dos instrumentos de apoio à produção e à comercialização. Num cenário de recuperação da economia mundial, o governo está adaptando sua política agrícola aos novos desafios, entendendo que é preciso melhorar a relação entre o produtor rural e os agentes financeiros, sempre de modo a facilitar e ampliar o acesso ao crédito rural.
1. O crescimento da produção agrícola O crescimento da produção agrícola deve dar-se com base na produtividade. Deverá ser mantido forte crescimento da produtividade total dos fatores como trabalhos recentes têm mostrado. Os resultados revelam maior acréscimo da produção agropecuária que os acréscimos de área. As previsões realizadas até 2018/19 são de que a área de soja deve crescer em relação à 2007/08; a área de milho, cana de açúcar, arroz e trigo devem