Aula 04 Análises Ambientais
Os bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas, nas quais a presença, quantidade e distribuição indicam a gravidade de impactos ambientais em um ecossistema aquático.
A maioria dos agentes patogênicos de veiculação hídrica tem em comum sua origem nas fezes.
Microrganismos indicadores
Coliformes totais e termotolerantes;
Enterococos;
Pseudomonas aeruginosa
Leveduras
Clostridium perfringens
Bactérias do grupo Coliformes
O grupo dos coliformes totais estão as enterobactérias capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35 a 37ºC.
Ex: Escherichia coli. E também bactérias não entéricas, como espécies de
Citrobacter, Enterobacter, Klebsiella e Serratia, dentre outras.
O grupo dos coliformes termotolerantes, comumente chamados de fecais, é um subgrupo dos coliformes totais, restrito aos membros capazes de fermentar a lactose em 24 horas a 44,5-45,5ºC, com produção de gás. Ex:
Escherichia coli, e outras de origem não fecal, como cepas de Klebsiella pneumoniae, Enterobacter aerogenes, entre outras.
Características:
São bacilos aeróbios ou anaeróbios facultativos,
Gram negativos e não formadores de esporos, oxidase-negativos, fermentam a lactose com produção de ácido, gás e aldeído a 35,0 ± 0,5ºC em 2448 horas
e que podem apresentar a enzima ß-galactosidase.
ESCHERICHIA COLI
Estes microrganismos quando detectados em uma amostra de água fornecem evidência direta de contaminação fecal recente, e por sua vez podem indicar a presença de patógenos entéricos;
A contagem de E. coli tem sido extensivamente utilizadas nos monitoramentos da qualidade das águas, e são considerados indicadores específicos de qualidade de água destinadas a potabilidade e balneabilidade. Tipos de E. coli encontradas na água:
Enteropatogênica (EPEC);
Enteroemorrágica (EHEC);
Enteroagregativa (EAEC);
Enterotoxigênica (ETEC);
Enteroinvasora (EIEC).