ATPS
COLETA DE DADOS CONTÍNUA – é feita continuamente, tal como nascimentos, óbitos, frequências.
COLETA DE DAODS PERIÓDICA – é feita em períodos constantes de tempo, como censo, avaliações mensais, etc.
COLETA DE DADOS OCASIONAL – é feita extemporaneamente, a fim de atender a uma determinada situação especifica, emergencial, como por exemplo: pesquisa feita sobre determinada epidemia.
COLETA DE DADOS INDIRETA – é quando é feita sobre elementos já conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.
2) CRÍTICA DOS DADOS – consiste em verificar (criticar) os dados coletados em busca de possíveis falhas, a fim de não se incorrer em erros grosseiros que possam influenciar o resultado final dos resultados.
A crítica pode ser INTERNA – quando ela visa observar elementos originais dos dados da coleta e EXTERNA quando busca as causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação da pergunta.
3) APURAÇÃO DOS DADOS - é simplesmente a soma e o processamento dos dados e sua disposição em critérios de classificação.
4) EXPOSIÇÃO OU APRESENTAÇÃO DOS DADOS – é a forma que os dados serão apresentados, geralmente em forma de tabelas ou gráficos.
5) ANÁLISE DOS RESULTADOS – é o fechamento do estudo, e consiste em tirar as conclusões sobre o todo (população) a partir das informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra), a através da Estatística INDUTIVA ou INFERENCIAL, tiram-se as conclusões dos resultados obtidos.
Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de