artigo - ACS
Artigo Original
Aspectos culturais das práticas dos
Agentes Comunitários de Saúde em áreas rurais*
Aspectos culturales de las prácticas de Agentes Comunitarios de
Salud en áreas rurales
Maristela Oliveira Lara1, Maria José Menezes Brito2, Lilian Cristina Rezende3
resumo
Abstract
Resumen
descritores
descriptors
descriptores
O cotidiano dos Agentes Comunitários de
Saúde (ACS) é permeado de ações educativas direcionadas para os cuidados preventivos e promoção da saúde. O universo sociocultural deles pode influenciar a dinâmica da prática com a comunidade, especificamente nas áreas rurais, onde evidencia-se a expectativa da população em obter resposta aos processos relativos à doença por meio dos ritos culturais. A partir de um estudo de caso, buscou-se analisar a influência das práticas culturais dos agentes de uma área rural do interior de Minas Gerais.
A análise revelou a presença de forte ligação da cultura em suas atividades. Crenças religiosas, saberes constituídos da fusão de conhecimentos biomédicos e valores baseados nas tradições familiares sobre o processo saúde-doença influenciam diretamente em suas práticas. Ressalta-se sua importância como facilitador do trabalho na saúde, sendo positiva a semelhança da experiência de vida e culturas herdadas com as dos usuários, dessa forma, torna-se possível o desenvolvimento de suas atividades.
Auxiliares de Saúde Comunitária
Promoção da saúde
Cultura
Pessoal de saúde
Programa Saúde da Família
Enfermagem em saúde comunitária
The daily practice of Community Health
Agents (CHAs) is permeated with educational interventions aimed at preventive care and health promotion. The sociocultural universe of these professionals can affect the dynamics of their practice within the community, particularly in rural areas, where there is evidence that the population expects to obtain information