DRE e BALANÇO PARIMONIAL
É um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. Através dessa demonstração, pode-se verificar o resultado que a empresa obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, geralmente igual a um ano.
Conteúdo e Estrutura - DRE: compreende as receitas e os ganhos do período, independente de seu recebimento; os custos, despesas, encargos e perdas pagas ou incorridas, correspondentes a esses ganhos e receitas;
2 – DEDUÇÕES: Todos os valores que não representam sacrifícios financeiros (esforços), mas que são meros ajustes para se chegar a Receita Líquida. *Devoluções; *abatimentos;* ICMS sobre vendas e *COFINS sobre vendas.
3- Explique a participação do Custo da Mercadoria Vendida – CMV na DRE e no BP:
4- LUCRO BRUTO: total geral das vendas.
5 - CONCEITO DE RECEITAS: se divide em RECEITA OP. BRUTA E RECEITA OP. LIQUIDA. As receitas constituem a recuperação do custo por parte da empresa, como produto de sua atividade econômica. Nas empresas comercias, as receitas são representadas pela venda de mercadorias adquiridas para esse fim. Nas empresas de prestação de serviços , as receitas são constituídas por todos os rendimentos provenientes da remuneração de serviço prestado, como os fretes nas empresas de transporte, ou os horários profissionais. Nos estabelecimentos bancários, a receita é decorrente da remuneração do capital (juros) ou de serviços prestados ( comissões bancárias, taxas de cobranças e outras).
6 – DESPESAS: se divide em DESPESAS COM VENDAS E DESPESAS ADMINISTRATIVAS. Constitui todo pagamento feito pela entidade, toda saída de dinheiro, com qualquer destinação, seja para a aplicação para bens patrimoniais, necessários à obtenção de seus fins, seja para pagamentos de serviços e bens de consumo necessários aquele objetivo. Tudo que envolve atividade financeira de pagar é considerado despesa. Portanto, é bastante amplo, entendendo-se como tal todos os pagamentos