generos literarios
MIRANTE DO PARANAPANEMA –
SP 10/06/ 2013
Curso: Letras
Disciplina: Leitura e produção de textos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
MIRANTE DO PARANAPANEMA –
SP 10/06/ 2013
Sumário
1. Introdução
2. Reflexões e questionamentos sobre a leitura
2.1 Gêneros textuais e suas características
2.2 Gêneros textuais presentes na Revista Veja.
2.3 Produção de texto
2.4 Reforma ortográfica
3. Considerações finais
4. Referências
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo expor os diferentes tipos de gêneros textuais e suas diferenças formas de escrita. Estar atento ao que ocorre no mundo é uma questão vital para a humanidade. Por isso, a leitura é tão necessária e importante, pois sua função é nos colocar a par dos acontecimentos. Em muitos momentos, temos de expressar nossa opinião, sendo assim é preciso saber argumentar, questionar, comentar sobre algum assunto, e saber colocar cada definição dos gêneros textuais no seu devido lugar, para que então haja sentido tanto na fala quanto na escrita.
2. Reflexões e questionamentos sobre a leitura
A leitura é um processo de apreensão/compreensão de algum tipo de informação armazenada num suporte e transmitida mediante determinados códigos, como a linguagem. O código pode ser visual, auditivo e inclusive táctil, como os sistemas Braille. Convém destacar que nem todos os tipos de leitura se apoiam na linguagem. É o caso, por exemplo, dos pictogramas ou ainda das partituras de música. A mecânica da leitura implica a ativação de vários processos.
A psicologia, por sua vez, ajuda a conhecer o processo mental que se põe em funcionamento durante a leitura, tanto na descodificação de caracteres, símbolos e imagens como na associação com a palavra. A leitura consta, basicamente, em quatro