Gêneros Literários
Este trabalho foi realizado com o objetivo de aprofundar os conhecimentos em gêneros literários. Para isso explorei dois gêneros da língua portuguesa com o intuito de exaltar suas características e diferenças.
Gêneros Literários
Gêneros Literários são as divisões feitas das obras literárias de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais etc.
Gênero Lírico
O gênero lírico na maioria das vezes se faz em versos e trabalha bastante com a emoção explorando os sentimentos. Os acontecimentos do mundo exterior servem de inspiração para o poeta. Sua principal característica é a subjetividade.
Autor: Vinícius de Moraes
Conhecido como um clássico boêmio, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. Vinicius de Moraes notabilizou-se pelos seus sonetos e também teve um grande destaque como compositor. Como exemplo de suas obras podemos citar: Soneto de fidelidade.
Gênero Épico
O gênero épico é construído em versos e visa celebrar feitos grandiosos praticados por heróis e fatos históricos realizados pelos povos no passado. O narrador relata os feitos objetivamente, sem interferência.
Autor: José de Alencar
José Martiniano de Alencar foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. De várias obras, podemos citar: O Guarani.
Conceito de heróis
- Clássico: O herói clássico caracteriza-se pela idealização, pois possui muitas qualidades, é corajoso, bom, destemido, forte, belo etc!
- Moderno: O chamado herói moderno, geralmente, não é idealizado, é mais próximo do homem comum de nossos tempos, com qualidades e defeitos, corajoso e covarde ao mesmo tempo, nem tão forte nem tão fraco.
Conclusão
Após fazer trabalho concluí que os gêneros literários são divididos devido a suas diferentes características.
Referência Bibliográfica
-