Gêneros literários
Introdução
Gênero literário é um conjunto de obras que apresentam características em comum que podem ser agrupadas quanto ao conteúdo e estilo. Atualmente, é muito difícil estabelecer uma classificação precisa, pois as categorias se fundem, se transformam.
Os críticos modernos ensinam que os gêneros devem ser estudados com base nas características da obra, e não a partir de classificações genéricas.
A literatura foi introduzida no Brasil por meio da colonização portuguesa, que foi influenciada pela literatura greco-romana e que seguia a tradição da divisão de gêneros literários e que se fundamentou por meio de Aristóteles. Assim, podemos identificar as características temáticas e estruturais. Dessa forma podemos dispor as obras literárias nos gêneros: épico ou narrativo, dramático, e lírico. Esta categorização é elástica, portanto um determinado conteúdo pode transitar entre uma e outra modalidade, as quais são normalmente classificadas em subgrupos. A seguir veremos as características gerais de cada um desses gêneros e seus subgrupos.
1 Gênero Narrativo De acordo com os padrões literários greco-romanos pertencentes à Antiguidade Clássica, o referido gênero era representado pelas epopeias, narrativas constituídas por personagens, ação, tempo e espaço, compostas em forma de versos.
Retratavam os feitos heroicos de um povo com a participação de entes sobrenaturais relacionados à Mitologia Pagã, agindo contra ou a favor de um determinado acontecimento ao longo de todo o relato.
As principais epopeias foram: a Ilíada e a Odisseia, atribuídas ao poeta grego Homero, séc. VII a.C., ambas tinham como relato as lendárias histórias da Guerra de Troia. Os heróis homéricos são agressivos e ferozes nas batalhas, mas pacíficos e justos na vida normal.
A outra é Eneida, do poeta romano Virgílio, séc. I. a. C., que narra a lenda da fundação de Roma e exalta a grandeza do Império Romano.
A partir do advento de uma