aula01 topografia
NÚCLEO DE TOPOGRAFIA
LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA
CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS
Estes informes são destinados à todos os profissionais que trabalham com equipamentos topográficos, sem exceção, mesmo que pareçam comuns e já vistos, mas em nosso cotidiano muitas vezes se passam despercebidos. São sugestões pesquisadas em catálogos de equipamentos, livros de topografia, assistência técnica e revistas especializadas. Esperamos que estes informes sejam aplicados em nosso Laboratório de Topografia para uma boa conduta de nossos equipamentos, que são tão importantes para nós.
1 INTRODUÇÃO Os instrumentos topográficos não podem cumprir por completo suas funções se não forem tratados e conservados com cuidado e se os métodos empregados não forem os indicados às propriedades do instrumento. Cada instrumento é entregue da fábrica com o manual de instruções para o uso, que de nada adiantará se ficar guardado sem que seja consultado por seus usuários. Para isto estamos providenciando os catálogos e manuais dos equipamentos para que se possa consultar assim que necessário.
2 CONSERVAÇÃO Deve-se conservar o instrumento, se possível, em lugar seco e ventilado, sem pó e sem grandes variações de temperatura. Um instrumento que permanece muito tempo sem ser usado, está exposto ao perigo do fungo. Se por algum motivo, o instrumento ficar exposto à umidade, provida de sereno, neblina, garoa, chuvisco, etc, deve-se sacá-lo de seu estojo para permitir que o ar circule em sua volta, colocando-o em um armário arejado e com uma pequena calefação ao fundo, direcionada à ele. Poderá ser uma estufa de resistência ou uma lâmpada incandescente. Deste modo se evita o depósito de vapor d’água sobre a ótica e que haja condensação no interior do instrumento. No nosso laboratório possuímos uma estufa para equipamentos topográficos. 3 INSPEÇÃO Antes de começar cada período de trabalho de campo, deve-se examinar o instrumento segundo as