Artigo ''rosto da criança
Curso de pedagogia e letras
A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Brasília
2011
“Diversos rostos da infância” “Tipos de Infância”.
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação Curso de Pedagogia ou Letras Da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Taguatinga/DF
2011
Introdução
Neste trabalho abordaremos a situação da educação de infância. A maior parte das famílias lidou com a infância e a criança. Muitas características são padronizadas, independente de tempo ou lugar. Sempre e em toda parte, as crianças precisam receber alguma preparação para o estágio adulto. Necessitam aprender a lidar com determinadas emoções, como raiva ou medo, de forma socialmente aceitável. Sempre e em toda parte, em vista do longo período de fragilidade na infância da espécie humana, crianças pequenas requerem que se lhes providenciem alimentação e cuidados físicos.
As doenças infantis, sua prevenção, assim como os possíveis acidentes
São preocupações dos pais desde os tempos mais remotos até os dias de hoje. Algum tipo de socialização para os papéis de gênero é parte inevitável do processo de lidar com a infância, mesmo nos mais igualitários cenários contemporâneos.
A infância pode apresentar variações impressionantes, de uma sociedade ou de um tempo a outro.
Palavras chaves: crianças, sociedade, educação, mídia e responsabilidade
Construção histórico-filosófica do conceito de infância
Hoje como educadores, estudantes e família buscam na saber o que é ser criança como está o seu processo de formação? Como está inserida na sociedade? Qual o quadro familiar a que esta pertence para então conhecer o indivíduo que queremos formar. Segundo um ditado popular que diz: ?As crianças são o futuro da nação. Então como está o rosto da nossa nação? Para chegarmos a tal