Trabalho de facul
O estudo da história da infância, indaga as representaçães das sociedades em diferentes momentos históricos sobre as especificidades das crianças. A dimensão cultural da Educação está na cultura que promove a humanização e a Educação que precisa olhar para o ser humano. A sociedade, a educação e a cultura são entrelaçadas, a diversidade da educação está em perceber o outro, não deve haver padronização. Educamos um ser humano, que aprende desde o momento que nasce com a família, com a sociedade e com o meio educacional. Para o processo de aprendizagem do ser humano o encontro de culturas é fundamental, neste processo o que concerne a cultura e a norteia é a informação, a discussão e a criação.
Quando pensamos diversos rostos da infância a cena que transcorre em nossa em nossa mente é de pureza e serenidade por traz de um olhar inocente e verdadeiro, porém se deixarmos os fatos falarem por si só, nos deparamos com marcas de uma história, tão visível e profunda no rosto de nossa infância que vem sendo dia após dia pronunciado pelo tempo.
A educação das crianças começa na mais tenra idade e ocorre de varias maneiras ao longo da vida, conforme o núcleo social de cada seguimento.
Os interesses da sociedade interferem na educação com mudanças em todas as áreas; social, política e econômica. O sonho de ter um único rosto de infância como a criança sendo o centro da família, tendo todos os cuidados e necessidades supridas e sonhadas pela sociedade civilizada está longe de ser conseguido.
Nos dias atuais problemas politio-socio-economicos levam muitos brasileiros ao abandono, vivendo em situação de miséria. As crianças sofrem maus tratos dentro e fora da família.
História da Educação Infantil Na comunidade tribal a educação é exercida por todos os agentes da tribo, desde criança o ser humano tem