Elementos da cadeia de abastecimentos
O objetivo da integração da cadeia de abastecimento é a união de esforços de fornecedores, fabricantes, distribuidores e comerciantes em estarem alinhados e estabelecerem uma espécie de complexo empresarial para alcançar a vantagem competitiva e atender melhor os seus clientes e consumidores. A Logística pode ser definida como a parte integrante do processo da cadeia de suprimento que planeja, programa e controla o eficiente e efetivo fluxo produtivo, estoca os bens, dimensiona serviços e informações.
Uma definição mais clara de cadeia de suprimentos é a integração dos processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor primário, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores. Neste sentido, surge então a expressão logística integrada ou logística empresarial como sinônimo de cadeia de suprimentos que pode ser definida então como um sistema onde a indústria se liga a seus fornecedores, de um lado, e ao seu canal de distribuição, do outro, formando um conjunto de organizações que participam do processo de atender as demandas de diferentes mercados .
O desenvolvimento de Compras ou Suprimentos desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Decorrente das mudanças ocorridas nas organizações, a função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo logístico. Tendo em vista as operações que definem o processo de produção em transformação de matéria prima em utilidades necessária ao consumidor, onde estão incluídos diversos tipos de atividades, entre as quais a transformação industrial, o armazenamento, o transporte, a comunicação e marketing, a distribuição e venda e a prestação de serviços, pois todas estas atividades adicionam valor ao bem inicial.
A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo que está diretamente associado ao peso, volume, fragilidade, tipo e estado físico do