o uso de jogos e brincadeiras
ESTÍMULO DE SENTIDOS
Igor Zumba DAMASCENO,
1
Tathiane MILARÉ
Luiz Antonio Andrade de OLIVEIRA,
2
Olga Maria Mascarenhas Faria de OLIVEIRA ,
3
Rosebelly Nunes MARQUES
Resumo Este artigo mostra a importância do uso de jogos e brincadeiras infantis como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado de conceitos envolvendo lateralidade (direita, esquerda, subir e descer) e estímulo de sentidos (audição, tato, visão e equilíbrio), tendo em vista a dificuldade dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na transmissão destes conceitos. Procurou-se elaborar esta atividade com materiais de baixo custo e fácil reprodução. Na aplicação da atividade, observou-se uma boa participação dos alunos que, de forma divertida, fizeram uso e perceberam a importância da lateralidade, da coordenação motora, do tato e da audição, conceituando e utilizando corretamente os termos “direita”,
“esquerda”, “subir” e “descer”.
Palavras-chave: educação infantil; lateralidade; jogos e brincadeiras.
INTRODUÇÃO
No ambiente e no convívio escolar infantil, os educadores não só observam como têm dificuldades de transmitir certos conteúdos básicos a seus educandos.
Dentro desta perspectiva, uma das dificuldades encontradas é na abordagem de noções de sentidos (audição e tato) e direção (direita e esquerda).
Observa-se na educação infantil uma metodologia falha em transmitir esse conteúdo para crianças de modo que estas aprendam de forma clara e concisa.
Partindo-se de observações feitas em conjunto com os educadores, os quais presenciam e enfrentam essa realidade, propôs-se um modelo que auxiliaria o entendimento pelas crianças.
Esse modelo, inicialmente, sugeria que se fizesse um jogo pelo o qual transmitirse-ia o conteúdo de lateralidade; e chegou-se ao consenso de que este seria o melhor método para tal fim.
Com o levantamento realizado, precisar-se-ia criar algo que prendesse a atenção