Artes e Gestão
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MESTRADO
PROFISSIONAL – Tuma 2011
OFICINA DE ARTES
Álvaro Luiz Barbosa Ribeiro
Caso associado a um problema de gestão de uma escola e sua intervenção
A proposta é que o aluno escolha um caso a ser tratado, devendo referir-se a uma situação real e, preferencialmente, envolver uma escola com a qual tenha um histórico de colaboração.
Juiz de Fora
2012
2
O Bicho
(Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Transformando em Arte
“Este é um cenário de esperança!” Essa foi a conclusão que chegou a gestora de uma escola da periferia de Belo Horizonte.
Tudo começou quando a E.E. “Deputado Álvaro Salles” foi convidada a participar de uma mostra cultural sobre a poluição da Lagoa da Pampulha e de seu entorno. Situada próximo à lagoa, cartão postal de Belo Horizonte, a escola recebe alunos das series iniciais do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Em 2011, possuía 1.290 alunos. A mostra trazia a proposta de construção de textos sobre a poluição da lagoa e seu entorno e de práticas inovadoras de intervenção, capazes de transformar a paisagem local.
Nem todos professores concordavam que a escola deveria participar da mostra. Alguns alegavam já ter trabalho demais, outros que suas matérias não teriam relação com o assunto, outros ainda que não teriam tempo hábil para finalizar todas as atividades.
A diretora Wanessa não desanimou com as opiniões contrárias. Ela entendia que realmente tinham pouco tempo, mas acreditava no potencial de sua comunidade escolar.
Estava determinada a buscar, na colaboração de todos, uma resposta eficaz de participação.
E sabia que se a escola fosse vencedora, todos ganhariam com isso – os alunos,