Trabalho Gestao Estrat gica A Arte da Guerra
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS
ALINE GRAZIELLI TIRELLI
A ARTE DA GUERRA
SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CAPITULO I: AS AVALIAÇÕES 5
4. CAPITULO II: O COMBATE 6
1. INTRODUÇÃO
O livro é dividido em treze capítulos, o autor identifica diversas estratégias para combater o inimigo sem lutar, apenas estudando e atacando os pontos fracos ou seja, dos pontos em que o inimigo estaria menos preparado.
O autor ainda compara a maneira como devemos agir dentro de uma empresa com uma guerra.
É uma obra antiga, mas quando lemos associamos ao nosso tempo, cada frase do livro nos faz pensar em nossos conflitos e nas metas que queremos alcançar.
O autor mostra com clareza como tomar iniciativa, se colocarmos nossa vida em um campo de guerra será possível visualizar que são necessários ordens e leis para rege-la, todavia o sucesso dela se dará por quem as impõem ou por quem as realiza.
2. DESENVOLVIMENTO
O livro é dividido em treze capítulos, portanto será feito uma análise especifica para cada capitulo.
3. CAPITULO I: AS AVALIAÇÕES
Sunzi disse: “A guerra é de vital importância para a nação. É o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a destruição. É necessário avalia-la corretamente.”
A Arte da guerra coloca cinco aspectos que devem ser determinados antes de empreender qualquer ação: o caminho, o tempo, o terreno, a liderança e a regras.
Trazendo para o ambiente de uma empresa o caminho é como o líder traz para perto de si seus subordinados, como ele fará para que todos estejam ao seu lado apoiando suas decisões, já o tempo se trata do período em que a empresa esta vivendo, as mudanças que ocorrem no decorrer deste período, em seguida temos o terreno que nada mais é que as dificuldades encontradas pelo líder para manter a equipe leal e disposta a seguir as