Fichamento Sentido Da Coloniza O
“Todo povo tem na sua evolução, vista a uma certa distância, um sentido. Isso se percebe no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que constituem num largo período de tempo” p. 15.
“Quem observa aquele conjunto […] não deixará de perceber que ele se forma de uma linha mestra e ininterrupta de acontecimentos que se sucedem em ordem rigorosa e dirigida sempre numa determinada orientação. Isso é que se deve procurar quando se aborda a análise da história de um povo […] porque todos os momentos e aspectos não são senão partes, por si só incompletas, de um todo que deve ser sempre o objetivo último do historiador” p. 15.
“Povo, país, nação, sociedade […] aquela unidade que lhe permite destacar uma tal parcela humana para estudá-la à parte” p. 15.
“O sentido da evolução de um povo pode variar” p. 15.
“Visto de um ângulo geral e amplo, a evolução de um povo se torna explicável” p. 16.
“Os pormenores e incidentes que constituem a trama de sua história ameaçam nublar o que VERDADEIRAMENTE forma a LINHA MESTRA que a define” p. 16.
- Se deixar de lado esses por menores, só então “nos é dado alcançar o sentido daquela evolução, compreendê-la, explicá-la” p, 16.
- O autor diz não precisar de toda história do Brasil e que por isso parte do “final do período de colônia […] um elo da mesma cadeia que nos traz desde o nosso mais remoto passado” p. 16.
“Não sofremos nenhuma descontinuidade no correr da história da colônia […] aquele momento se apresenta como um termo final e a resultante de toda nossa evolução anterior” p. 16.
“precisamos reconstituir o conjunto de nossa formação colocando-a no amplo quadro, destes três séculos de atividade colonizadora que caracterizam a história dos países europeus do século XV; atividade que integrou um novo continente na sua órbita” p. 16.
“Mundo moderno, em que a Europa, ou melhor, sua civilização, se estenderia dominadora por toda parte […] a ocupação e povoamento do Brasil não é senão um episódio, um