Análise critica: Transtornos de Personalidade em Mulheres
CADEIRA: PSICOLOGIA SOCIAL
DOCENTE: JANAINA BATISTA PEREIRA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE: 3º PERÍODO
ANÁLISE CRÍTICA DO TEMA: TRANSTORNOS DE
PERSONALIDADE EM MULHERES.
31.03.2015
ICÓ – CE.
(CORDÁS; T.A. Salzano, F.T. Saúde Mental da Mulher. São Paulo: Atheneu,
2006.)
Segundo
CORDÁS
(pág.179),
os
transtornos
de
personalidade
acontecem tanto em homens quanto em mulheres. A gravidade e a prevalência dos mesmos é que podem variar de uma pessoa a outra.
Que os transtornos atingem tanto homens quanto mulheres isso nós já sabemos, porém, o que vem a caracterizar os tipos de transtornos, são as diversas formas como eles se apresentam em cada indivíduo, o que pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da intensidade com que ela se manifesta.
O que nos deixa bastante preocupados é que a maioria desses transtornos manifestam-se mais em mulheres.
O autor cita (pág.179) as primeiras escrituras registradas que falam sobre as “inferioridades
psicopáticas”
enfatizam
quase
exclusivamente
os
determinantes constitucionais e heredológicos, porém, acorre uma mudança de pensamento passando a ser estudado também a influência do ambiente, os aspectos psicológicos e sociais são igualmente pesquisados.
Antigamente, os pesquisadores consideravam que, os transtornos eram frutos de uma linhagem, ou seja, se algum antepassado meu houvesse apresentado algum tipo de transtorno, seria essa a raiz do meu transtorno, a explicação do “porquê” que o tinha, e com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que não era somente aquilo, que era necessário o estudo mais aprofundado de outras possíveis influencias, que nesse caso foram o ambiente, os aspectos psicológicos e sociais.
CORDÁS (pág.180) destaca que, uma pessoa que seja observadora, pode em algumas circunstancias, detectar um transtorno de personalidade, existindo em controversa, casos que precisam de um estudo mais demorado para ser detectado com precisão.
Os transtornos se apresentam de