Tra Os De Personalidade E Habilidades Sociais Em Universit Rios
Este trabalho analisa as relações entre habilidades sociais e socialização em estudantes universitários, partindo do pressuposto de que as interações sociais estabelecidas entre as pessoas são favorecidas ou dificultadas em razão das tendências de personalidade.
Habilidades pessoais e personalidade: A avaliação das habilidades sociais é calcada nas situações de interação social. Embora seja relevante estudar as condutas que produzem uma melhor interação, não se pode perder de vista que tipos de interações que as pessoas estabelecem são modulados por certos componentes da personalidade e podem favorecer o estabelecimento de um melhor ou pior padrão de interações sociais, uma vez que informam as peculiaridades de um indivíduo comporta-se socialmente. Da mesma forma, as coisas que acontecem ao longo da vida influenciam a socialização e personalidade das pessoas. Introdução:
O estudo teve como objetivo analisar as relações entre habilidades sociais e traços de personalidade englobados por socialização pois desde então não havia pesquisas que comprovassem o que certos autores (Miller, Rose,
Morrison, Lazarus.) afirmavam sobre a diferença entre a socialização de homens e mulheres
Metódo:
Participaram desta pesquisa 126 estudantes universitários de uma instituição de ensino particular de uma cidade do interior de São Paulo que cursavam educação física. Com média de 21 anos de idade.
Instrumentos:
Para realizar o estudo foram usados:
O Inventário de Habilidades Sociais(IHS).
Escala Fatorial de Socialização(EFS).
IHS
Foi utilizado para a medir as habilidades sociais. A estrutura interna consiste em cinco fatores sendo eles;
1º fator: enfrentamento com risco; retratando situações que precisamos defender nossos direitos e que temos medo da reação do seu interlocutor. 2ºfator: auto-afirmação na expressão de afeto positivo; quando não há medo em afirmar sentimentos positivos.
3ºfator:conversação