lavagem das mãos
TCC I - 13/2
ACADÊMICO: Thaís
ASSUNTO: Higienização das mãos: opinião de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário de Minas Gerais
REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA: SOARES,Caroline Mari Brandão ET AL. Higienização das mãos: opinião de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário de Minas Gerais.Rev. Panam Infectol , MG, V.14,N.1,FER. 2012
DESCRIÇÃO DO TEXTO
Identificar os profissionais de enfermagem quanto as características pessoais, tempo e local de atuação profissional; Averiguar com que frequência os profissionais de enfermagem realizam a higienização das mãos, identificar os produtos os profissionais de enfermagem utilizam com maior frequência para higienizar as mãos. Os Dados foram coletados por meio de um questionário preenchido pelas pesquisadoras.
A higienização das Mãos, nos programas de prevenção e controle das infecções hospitalares, é uma pratica prioritária, considerando ser a ação isoladamente mais importante para reduzir as taxas de infecções nosocomiais. A diminuição dos micro-organismos da pele mucosa pode processar-se em diferentes níveis, dependendo dos processos empregados de limpeza remove a microbiota transitória humana que coloniza as camadas superficiais da pele e também a oleosidade, o suor e células mortas, bem como retirar sujidade propícia para permanência e multiplicação de micro-organismos.
A lavagem das mãos tem efeito desejável em áreas de atendimento de alto risco. Além de proteger o paciente, os processos de higienização representam uma importante barreira de biossegurança contra a disseminação de Micro-organismos.
FONTE DE REFERÊNCIA: Rev. Panam Infectol, On line.
FICHAMENTO DO TIPO RESUMO DE ARTIGO CIENTÍFICO
TCC I - 13/2
ACADÊMICO: Thaís
ASSUNTO: O ENSINO DO CONTROLE DE INFECÇÃO:UM ENSAIO TEORICO-PRATICO
REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA: TIPPLE, Anaclara Ferreira Veiga et al. O ensino do controle de infecção:um