Lavagem das mãos
Orientar quanto a importância da higienização das mãos;
Despertar o raciocínio crítico sobre o tema;
Expor a técnica de lavagem das mãos.
PREVENÇÃO DE INFECÇÕES
Você sabia que a maioria das pessoas e profissionais da saúde não tem o hábito de lavar as mãos? pois é, a maioria não lavam as mãos adequadamente e nem com a frequência necessária. Uma atitude simples que poderia evitar a propagação de várias doenças. Atualmente há muitos estudos que demostram a correlação entre a higienização das mãos e a redução na transmissão de infecções. As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos pois a pele é um reservatório desses agentes infecciosos, que são transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) ou indireto ( através de objetos ou superfícies contaminados).
A higienização das mãos é uma medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente o termo "lavagem das mãos" foi substituído por "higienização das mãos" devido à maior abrangência deste procedimento. (ANVISA).
Para que higienizar as mãos?
para remover a sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele interrompendo a transmissão de infecções veiculada ao contato; prevenir e reduzir infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Quem deve higienizar as mãos?
todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde; que mantem contato direto ou indireto com o paciente; que atuam na manipulação de medicamentos ou alimentos e material estéril ou contaminado; e também é claro, todas as pessoas em suas rotinas diárias.
INDICAÇÃO
ao iniciar o turno de trabalho; quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluídos corporais; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro.