Aula 1 Fonetica
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA I
FONÉTICA
E
FONOLOGIA
Profª Simone Dália de Gusmão Aranha
O OBJETO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA
Ambos os termos têm em sua composição vocabular a raiz
grega phon - som, voz, entretanto com significações distintas no campo da Linguística Moderna.
Enquanto a fonética estuda os sons como entidades físico-
articulatórias isoladas, a fonologia irá estudar os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um determinado sistema linguístico.
Cabe à fonética descrever os sons da linguagem e analisar as
suas particularidades articulatórias, acústicas e perceptivas. À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se vinculam a diferenças de significação, estabelecer como se relacionam entre si os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases.
(CALLOU & LEITE, 2001)
FONÉTICA
É a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilizados na linguagem humana, na tentativa de descrever qualquer som existente.
Estuda o som da fala humana em seu aspecto material. Quando estudamos as propriedades do som, os órgãos de que se compõe o aparelho fonador, ou a maneira como o som é captado e percebido, fazemos um estudo fonético.
FONOLOGIA
Estuda o fonema, os capazes de distinguir determinada língua.
elementos sonoros significados numa
Fonema: unidade mínima de caráter distintivo.
(bata / pata).
A Fonologia só se interessa pelos caracteres sonoros quando eles funcionam numa língua com valor distintivo, opositivo, funcional.
PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE DA FONÉTICA
➨ FONÉTICA ARTICULATÓRIA: compreende o estudo da produção da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório; os sons da fala como são produzidos pelo aparelho fonador.
➨ FONÉTICA AUDITIVA: compreende