O Estudo de Fonética e Fonologia no Ensino Médio: Necessidade ou Obrigação?
O Estudo de Fonética e Fonologia no Ensino Médio: Necessidade ou Obrigação?
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade dois objetivos específicos:
Comparar a abordagem de Fonética e Fonologia em livros didáticos de ensino médio;
Verificar junto a professores de Língua Portuguesa a importância dos estudos de Fonética e Fonologia para o ensino desta língua;
Para a realização do trabalho fizemos pesquisas em livros didáticos e aplicamos um questionário à uma professora de língua portuguesa.
Pretendemos com este estudo perceber como estão sendo tratas a fonética e a fonologia no ensino médio, e entender por que nos assustamos tanto com esta disciplina se ela deveria nos ter sido ensinada antes.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho é de fundamental importância para os graduandos do curso de Letras, pois nos alerta para um grande problema no ensino de língua portuguesa, a falta de aprofundamento nos estudos de fonética e fonologia. Sabemos que se esta situação fosse contraria os alunos entenderiam melhor os processos da língua e quem sabe, teriam mais facilidades de entender e compreender sua alfabetização.
ANÁLISE DOS DADOS
Inicialmente, alguns conceitos devem ser rapidamente esclarecidos como o de Fonologia e Fonética.
Fonologia é, portanto, a ciência que estuda o som da língua humana do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação lingüística. Ela trabalha com elementos fônicos que se distinguem em uma mesma língua. Fonema pode ser considerado a menor unidade sonora de caráter distintivo de uma língua sendo apresentado na língua escrita por letras, entretanto, nem sempre cada fonema corresponde a uma letra.
Fonética por sua vez, estuda os elementos fonêmicos independentemente de sua função na comunicação. Nas transições fonéticas utiliza-se um conjunto de signos, de padrão internacional, que estabelece o princípio de que há apenas um signo para cada som, e apenas um só som para cada signo.
Geralmente a Fonética juntamente