componente de linguas
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
P á g i n a | 33
A FONÉTICA COMO IMPORTANTE COMPONENTE
COMUNICATIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Marcela Ortiz Pagoto de Souza6 (UNESP/FCL)
RESUMO
Este artigo apresenta, brevemente, o papel da pronúncia nos métodos e abordagens de ensino de línguas ao longo dos anos e salienta a importância de ser ensinada em sala de aula para que haja um aprendizado satisfatório da língua estrangeira, no que diz respeito à comunicação oral. PALAVRAS-CHAVE: Pronúncia. Língua estrangeira. Ensino/aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo almeja expor a importância da pronúncia no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), especificamente da Língua Inglesa.
Aponta-se, a partir de um panorama geral, o papel da pronúncia nos diversos métodos e abordagens de ensino de línguas, observando-se que, por um longo período, seu ensino era pouco destacado, em detrimento de estudos da gramática e do vocabulário. Com a vigência da
Abordagem Comunicativa nos anos 80, porém, este cenário começou a mudar e, atualmente, os profissionais da área atribuem grande importância ao seu ensino, visto como um componente a ser desenvolvido juntamente com a produção e compreensão orais para uma comunicação satisfatória na língua alvo (L-alvo).
Os materiais didáticos, entretanto, nem sempre apresentam em seus conteúdos maneiras de se ensinar a pronúncia. Para alguns estudiosos, como Cagliari (1978), por exemplo, é fundamental que antes de aprender a escrever, o aluno passe por exercícios fonéticos de produção (performance) e reconhecimento (ear-training) dos sons da língua a ser estudada.
2. O ENSINO DA FONÉTICA E A SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
6
Doutoranda da Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCL - Araraquara
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
P á g i n a | 34
Ao analisar o