Senhor
Gutemberg de Souza*
RESUMO
Este trabalho busca mostrar a relação da fonética com o ensino de línguas estrangeiras em diversas metodologias de ensino/aprendizagem já empregadas e sua influência no aprendizado da fala, escrita e pronuncia, além de uma breve visão historia do modo de ensino da fonética na aprendizagem de uma língua alvo.
Palavras – chave: Fonética, língua alvo, ensino aprendizagem, metodologias.
Gutemberg de Souza
Instituto Federal do Espirito Santo
Graduando em Letras Português
1 - INTRODUçÃO
A fonética, estudos do som da língua, deve ser usada como instrumento fundamental para o aprendizado de uma língua estrangeira, principalmente competências orais. O desenvolvimento de pesquisas na área de fonética e de fonologia, principalmente na área de pronúncia, ainda é bastante incipiente. Analogamente, a pesquisa na área de aquisição fonológica de segunda língua possui ainda muitas lacunas a serem preenchidas (Baptista, 2000:20 – Apud Azeredo 2004). A falta de pesquisas e buscas nessas áreas contribui para um aprendizado por vezes falho e ineficiente de uma língua alvo, visto que, com a falta de uma aprendizado fonético não se pode entender os processos de produção do som corretamente e suas diferentes nuances.
A importância da fonética na aprendizagem de uma língua estrangeira se deve ao fato desta contribuir basicamente para a descrição do processo de percepção e de produção dos sons, assim esse artigo busca expor os principais métodos de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira e a manifestação da fonética em cada um deles.
2 - DESENVOLVIMENTO
Segundo Azeredo (2004) a conscientização dos aprendizes quanto aos parâmetros fonéticos e fonológicos da língua materna e da língua estrangeira contribui para a proficiência desta última, além de promover uma relativa autonomia no aprendizado da pronúncia da língua-alvo, mas os materiais didáticos nem