Inovação Organizacional - Porto Digital
O grande crescimento da importância do setor de tecnologia da informação na economia mundial faz com que países em desenvolvimento efetuem grandes investimentos nesta área, de modo a garantir com que suas empresas apresentem um nível de competitividade apropriado.
Sendo assim, podemos começar a falar das chamadas Iniciativas de Desenvolvimento Local (IDL), que tem como objetivo criar ambientes sustentáveis de inovação tecnológica, apresentando forte interação entre as comunidades acadêmica, empresarial e governamental. Além da geração de empregos, através do crescimento econômico, estes projetos visam melhorar as condições de vida da população local.
Este trabalho enfoca o caso do Porto Digital, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco. O Porto Digital vem apresentando grande destaque nacional e internacional, mostrando-se como um dos principais pólos de competências em TI. Procuramos identificar sua forma de funcionamento, gestão e elementos de sucesso, para, assim, podermos classificá-lo como uma IDL. Vale salientar o grande investimento na formação de parcerias institucionais por parte da IDL. A consolidação destas parcerias mostra-se como o principal fator para o sucesso do projeto abordado.
Contexto Histórico
A indústria de TI, no estado de Pernambuco, tem seu início nas décadas de 1970 e 1980. A política industrial, neste período, era basicamente baseada no incentivo ao desenvolvimento de empresas brasileiras de hardware e software. Neste período, foi estipulada uma política de reserva de mercado, que impedia legalmente o acesso e a importação de uma determinada classe de produtos e bens de consumo com vistas a uma pretensa proteção e desenvolvimento da indústria nacional e incremento da pesquisa científica interna.
O setor de tecnologia da informação e comunicação representa um importante mercado em todo o mundo. No Brasil, estima-se que em 2001 o setor já movimentava mais de 18 bilhões de dólares, sendo responsável, no ano de 2003,